Comunicação Estratégica: A Soft Skill Mais Requisitada no Mercado de Trabalho Atual

A comunicação estratégica tornou-se a soft skill mais requisitada no mercado de trabalho moderno. Em um ambiente corporativo cada vez mais dinâmico e colaborativo, as empresas reconhecem a importância de profissionais que sabem transmitir suas ideias com clareza, objetividade, criatividade, empatia e propósito. É uma habilidade essencial para evitar os temidos ruídos de comunicação, mal-entendidos, o famigerado “ranço” e promover a colaboração entre equipes alavancando os, cada vez mais arrojados, resultados empresariais.

A Comunicação como Prioridade nas Contratações

De acordo com uma pesquisa da ZipRecruiter, cerca de 6,1 milhões de vagas de emprego destacam a comunicação como uma habilidade essencial. Já o LinkedIn, em seu relatório anual de tendências de habilidades, revelou que a comunicação é a segunda soft skill mais valorizada pelos recrutadores, atrás apenas da liderança (detalhe que para ser um bom líder é necessário ter a comunicação muito bem desenvolvida). Esses números reforçam a necessidade de investir no desenvolvimento dessa competência como um diferencial competitivo e, porque não pessoal, afinal ela impacta diretamente na construção das relações humanas.

Um estudo da McKinsey & Company destaca que equipes com comunicação eficaz têm 25% mais produtividade, e, segundo a PwC, 86% dos funcionários citam a falta de colaboração e comunicação como a principal causa de falhas no local de trabalho.

Por Que a Comunicação Estratégica É Fundamental?

A comunicação estratégica vai além de transmitir mensagens; ela envolve planejamento (é preciso saber o que vai comunicar, quando, para quem e qual o objetivo – intencionalidade), adaptação ao público-alvo (a comunicação precisa ser adaptada, a mesma informações precisa ser clara para qualquer pessoa, inclusive uma criança de 5 anos de idade) e uso de ferramentas adequadas para garantir que o impacto desejado seja alcançado. No contexto corporativo, ela é fundamental para:

  1. Fortalecer a Liderança: Líderes que dominam a comunicação estratégica são mais eficazes na orientação de equipes e na promoção de mudanças organizacionais.
  2. Reduzir Conflitos: A clareza na comunicação minimiza mal-entendidos e facilita a resolução de problemas.
  3. Impulsionar Resultados: Profissionais que sabem se comunicar são mais persuasivos, conquistam a confiança de clientes, pares e fornecedores além de impulsionarem as vendas.

Como Desenvolver a Comunicação Estratégica?

Aqui estão dicas práticas para aprimorar sua comunicação assertiva, intencional e estratégica e se destacar no mercado:

1. Invista em Treinamento e Prática

  • Invista em mentorias e participe de workshops, palestras e treinamentos focados em escuta ativa, vendas, oratória e gestão de conflitos.
  • Inscreva-se em cursos online ou presenciais sobre comunicação empresarial, comunicação estratégica, comunicação não violenta e inteligência emocional.
  • Simule situações de apresentação para praticar a clareza e persuasão ao transmitir ideias e grave-as. Filme, mande áudios e os assista e ouça para reconhecer possíveis gaps na transmissão das mensagens.

2. Aprenda a Usar a Escuta Ativa

  • Dê atenção total ao interlocutor e evite interrupções. Deixe de lado o celular e esqueça aquele último e-mail. Só se conecte com aquela pessoa que precisa da sua atenção.
  • Resuma o que foi dito para garantir que você entendeu a mensagem corretamente. Em alguns, casos, use um bloco ou caderno para tomar notas mas, por favor, em papel para não gerar a desconfiança de que você está respondendo à algum e-mail ou mensagem.
  • Perguntas são poderosas para gerar conexão. Pratique o uso de perguntas abertas para fomentar diálogos mais profundos.

3. Domine a Comunicação Não Verbal

  • O não verbal grita e pode te entregar, caso esteja sentindo diferente da mensagem transmitida. Gestos e expressões faciais precisam estar alinhados com sua mensagem verbal.
  • Pratique uma postura corporal aberta (evite cruzar as pernas e/ou os braços), que transmita confiança e receptividade. Uma dica valiosa é sempre deixar as palmas das mãos para cima e buscar sorrir enquanto fala.
  • Evite gestos que possam ser interpretados como desinteresse ou nervosismo, como cruzar os braços ou mexer no celular (nãooooooooooooooo. Mexer no celular é um pecado capital, ok?).

4. Adapte a Comunicação ao Público

  • Estude seu público-alvo, saiba com quem irá conversar e escolha a linguagem adequada para cada contexto. Evite termos técnicos demais se o público não for da mesma formação (lembra da criança de 5 anos? Isso vale para esse momento, ok?)
  • Em apresentações formais, use dados concretos e exemplos relevantes. Pelo amor de Deus, não ache porque, em geral, ninguém perdeu nada. Comprove! Traga pesquisas isso demonstra que você estudou o tema ou caso, conhece do assunto e tem credibilidade para falar sobre.
  • Em reuniões internas, priorize a clareza e a objetividade. Evite reuniões para temas que podem ser tratados com uma simples ligação telefônica. Tempo é o nosso bem mais precioso, hoje. Caso o tema precise de uma reunião, sem problemas vá direto ao ponto, sem rodeios, picuinhas, ranço e questões que não tenham correlação direta com a resolução do problema, lembre-se somos contratados para identificar e resolver problemas não para identificar e cuidarmos deles como nossos pets… Problemas precisam ser resolvidos e não alimentados!

5. Utilize Tecnologias e Ferramentas

  • Equipes remotas são uma realidade no mundo pós-pandemia, ok?  Use plataformas como Slack, Zoom e Microsoft Teams para aprimorar a comunicação em equipes remotas e, por favor, abra a sua câmera! Lembra da Escuta Ativa? Ela faz parte desse protocolo da boa educação e, por favor, avise aos habitantes da casa que você estará em reunião para que as imagens ao fundo não virem motivo de piada ou vergonha para você. Vale colocar um filtro de fundo também. Se você é empresário ou empreendedor faça um que tenha a sua logo e os seus contatos.
  • Vendas precisam ser medidas, se esse é o seu caso, Invista, ontem, em ferramentas de automação, como CRMs, para personalizar e otimizar a comunicação com clientes.
  • Adote softwares de análise de dados para identificar padrões de comunicação eficazes. Como diz a frase famosa atribuída ao professor norte-americano William Edwards Deming. “Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, e não há sucesso no que não se gerencia”. Leia mais de uma vez… Faz total sentido!

O Papel da Comunicação no Futuro do Trabalho

Com a ascensão do trabalho híbrido e remoto, a comunicação estratégica se tornou ainda mais crucial. Profissionais que conseguem se adaptar a diferentes contextos e usar tecnologias de forma eficiente serão os mais requisitados nos próximos anos. Um estudo da Gartner prevê que, até 2025, 75% das equipes globais trabalharão em formatos híbridos, o que exigirá ainda mais clareza e estrutura na comunicação.

Conclusão: Comunicação Estratégica é Sua Melhor Aliada

Em um mercado cada vez mais competitivo, dominar a comunicação estratégica não é apenas um diferencial, mas uma necessidade. Profissionais que investem nessa habilidade estão mais preparados para liderar, solucionar problemas e conquistar resultados excepcionais.

Invista no seu desenvolvimento! Participe de treinamentos, busque feedbacks e pratique diariamente.

A comunicação é a chave para o sucesso em qualquer área, afinal as contas, geralmente são pagas pelo CNPJ mas as negociações, impreterivelmente, começam e terminam entre CPF’s.

Um forte abraço

Fabi Vieira

Especialista em Comunicação Estratégica

© 2024 Fala Comigo.
Todos os direitos reservados